Meu peso





segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Gordinhas e as dores de cabeça

Sempre sofri de enxaquecas... muitas mesmo!
Cheguei ao ponto de largar meu filho em plena adaptação na escolinha e ir correndo para um hospital porque achava que estava tendo um AVC. Tomei muitos remédios, fui até para um neurologista que me deu um tarja preta - nada mudava isso... me deram um remédio que custava uns 70 reais e vinha apenas dois na caixa - piorou, já que tive os tais efeitos colaterais, achei que fosse morrer, já que as dores aumentaram, comecei a suar frio, a tremer toda, tudo de ruim... consegui diminuir as crises quando parei com o anticoncepcional (comecei a usar camisinha) e quando inventaram o Sonridor Caf, tomava dois comprimidos e conseguia ficar sem dor por umas quatro horas. Eu chegava a sonhar que estava com dor... era até engraçado, já que muitas vezes sonhava algo bom, do tipo ganhar na loteria, e vinha o pensamento... agora tô rica, vou conseguir fazer algo que faça passar essa maldita dor... fiz massagens de relaxamento, otorrino, oculista, tudo o que podia fazer eu fiz... já fazia parte da minha vida - era tão normal que quando eu não estava com dor, dizia pro meu marido: "Tô sem dor de cabeça hoje!" ao contrário das pessoas normais que comentam quando estão com dor...
Depois da cirurgia, as crises passaram, é claro que dores de cabeça eventualmente ocorrem, mas agora por motivos normais como TPM, fome, noite mal dormida, etc...
Li, hoje no R7 (Bog Mulher 2.0), sobre as dores de cabeça nas gordinhas, estudos comprovam que elas têm mais tendência a sentirem dores e as meninas que sentem dor na infância têm mais tendência a engordar na fase adulta (a cada 10 com enxaqueca na infância, 4 engordaram 22kg depois dos 18 anos!!!!), as crianças que emagreceram, tiveram a diminuição da enxaqueca.
Isso é muito sério...
Eu vejo como um ciclo vicioso... já que quando temos dor, fazemos qualquer coisa, até comer, o que pode aumentar a dor... como sofremos com as dores, buscamos algo em troca de prazer, como um chocolate, um doce, etc. Já li que o consumo de gorduras (como as do chocolate) aumentam as dores, assim, acho que a diminuição do consumo de tais alimentos após a cirurgia é um dos fatores da minha diminuição das dores.
Dores de cabeça são causadas por muitos fatores: físicos (luz, sons, comidas...), químicos(hormônios) e emocionais, aqui também entra outro ciclo vicioso, o da não aceitação, mesmo que inconciente, a pessoa não está feliz consigo, com suas roupas, sua dificuldade de dançar a noite toda, de chamar a atenção de alguém, medo de ser comparada com as "gatinhas" saradas com suas roupas lindas, então, do nada, surge uma dor (real) que impossibilita qualquer chance de sair, de se divertir - fazendo com essa pessoa se encolha ainda mais no seu mundo, fique em casa e que busque seu prazer imediato num bom prato de comida (que será bem calórico ou gorduroso e aumantando ainda mais as sufocantes dores).
Muitos poderão discordar disso tudo, mas sei que é a realidade de vários, comigo era assim.
A cirurgia me traz outros benefícios além de emagrecer e baixar minha pressão, me trouxe a diminuição das dores de cabeça - os motivos? Sei lá, porque não como o que comia, porque já não temo tanto ser comparada com os outros (já não sou uma obesa mórbida), porque meu organismo não precisa trabalhar tanto para a produção de hormônios... meus motivos podem ser os físicos, químicos ou emocionais, mas o importante mesmo é que se antes precisava de doses cavalares de remédios para dor, agora, no máximo uma vez por mês preciso tomar uma dose de 5ml (igual a do meu filho de seis anos) de dipirona em xarope para sair sorrindo em dez minutos e não sentir a cabeça zunir até o próximo mês. Isso é maravilhoso!!!

Fiquem bem, sem dores!
Beijo especial na Ariana, na Ina, na Karina, na Annie (SP- que se operou na semana passada e está se recuperando muito bem) e na Ane Halfen (marca que eu vou!).

Um comentário:

  1. Poxa lendo seu post, lembrei de como tinha dor de cabeça e depois de operada passou, juro que até me surpreendi, é verdade nossssssaaaaa nem tinha percebido isso, incrivel!!!!Nossa concordo com tudo que vc disse!
    Bjs minha linda, obrigada por lembrar de mim! vc é muito especial!!!

    ResponderExcluir